A Austrália

Austrália, oficialmente Comunidade da Austrália é um país do hemisfério sul, localizado na Oceania, que compreende a menor área continental do mundo, a ilha da Tasmânia e várias ilhas adjacentes nos oceanos Índico e Pacífico.

História

A Austrália é um dos países mais novos do mundo, foi habitada por aborígines há mais de 40.000 anos e há 2 séculos iniciou-se uma colonização inglesa. O capitão James Cook foi enviado para fazer uma expedição científica e, após circunavegar o continente, desembarcou na costa leste australiana. Continuou sua viagem ao norte e em 22 de Agosto de 1770, proclamou posse do território nomeando de New South Wales. No começo da colonização, o objetivo era esvaziar as penitenciárias inglesas. Após os condenados cumprirem pena em solo australiano, eles recebiam uma pequena porção de terra e assim, aos poucos, começaram a povoar o continente. Hoje em dia, a Austrália é uma Monarquia Constitucional regida pelo sistema parlamentarista, sendo o chefe de estado a Rainha da Inglaterra e o chefe de governo, representado pelo Primeiro Ministro.

Economia

A economia da Austrália é estável, ocupando o 12° lugar entre as maiores economias do mundo. As principais atividades são: produção de alimentos, vinhos, tabacos, trigo, extração de minerais, produção de máquinas e equipamentos, indústria metalúrgica, siderúrgica e petroquímica. As principais exportações australianas são: carne, trigo, lã e minérios. A Austrália participa do tratado internacional chamado APEC (Ásia – Pacifc Economic Cooperation) que tem como objetivo transformar o Pacífico em uma área de livre comércio entre economias asiáticas, americanas e da Oceania. Demografia A Austrália é formada por uma grande diversidade de nacionalidades, sendo ¼ da população formada por imigrantes. A maioria da população é descendente de ingleses e irlandeses que migraram para o país nos séculos XIX e XX. Nos últimos anos, o país vem atraindo imigrantes devido às boas oportunidades de trabalho, qualidade de vida e ao baixo crescimento vegetativo. Entre as principais nacionalidades que hoje povoam a Austrália, destacam-se: chineses, japoneses, italianos, gregos, alemães, croatas, indianos e brasileiros. A população aborígine vem diminuindo cada vez mais, representando atualmente apenas 1% da população australiana.