Curiosidades (FAQ)

Curiosidades (FAQ)

1Qual é a voltagem de eletricidade na Austrália?
A corrente elétrica na Austrália é de 240/250 volts, CA 50HZ. O plugue da tomada é de três pinos, portanto será necessário um adaptador. Na Austrália, esse adaptador pode ser adquirido em lojas especializadas em eletrônicos como a Dick Smith Eletronics, a Tandy Eletronics ou a Jay Car. Custa em torno de AU$ 10.
2Posso usar minha carta de habilitação do Brasil na Austrália?
Sim, mas pra isso você precisa levar junto com você uma tradução juramentada da sua Carteira Nacional de Habilitação – CNH brasileira. Como estudante ou turista na Austrália, a sua CNH poderá ser utilizada durante todo o período do seu curso ou viagem. Outra maneira de obter a autorização para dirigir na Austrália é tirar a Permissão Internacional para Dirigir (PID), que em inglês de chama (International Driving Permit-IDP). Lembrando que você estará habilitado para dirigir somente o tipo de veículo para o qual se habilitou aqui no Brasil. Se você só tem habilitação para carros, não poderá dirigir motos na Austrália, por exemplo!
3Quais são as diferenças de fuso horário entre a Austrália e oBrasil?
Em termos de fuso horário, a Austrália está em média a 12 horas à frente do Brasil. Por exemplo, quando no Brasil são 18h de sábado, na Austrália serão 6h da manhã, de domingo. Consideramos 12h em média pois na Austrália há três fusos horários. Então dependendo da época do ano,pode haver de 11 a 14 horas de diferença entre os Estados e Territórios australianos e o Brasil.
4Como é o clima e as estações do ano na Austrália?
A Austrália está localizada no mesmo hemisfério que o Brasil (Hemisfério Sul), portanto o clima desses dois países é parecido. As estações do anona Austrália começam nas mesmas datas que no Brasil, então se é inverno aqui, é inverno lá! O clima no país é ameno e isso possibilita ao estudante viajar pelo país em qualquer época do ano.Cidades como Perth, Sydney e Melbourne possuem um clima mais temperado, o que significa invernos mais frios e verões mais quentes, em comparação acidades como Brisbane e Gold Coast, onde as temperaturas são mais elevadas durante todo o ano.
5Como efetuar ligações telefônicas entre Brasil e Austrália:
Ligações da Austrália para o Brasil: DICA! Uma das formas mais baratas de telefonar da Austrália para o Brasil é adquirindo um dos diversos cartões para ligação internacional (International Phone Cards). Com alguns desses cartões,é possível ligar para o Brasil gastando muito pouco! Muito menos do que se gasta para ligar do Brasil para a Austrália, inclusive. Por exemplo, com um cartão comprado a AUD$10,00, é possível conversar em um telefone fixo no Brasil por aproximadamente 140 minutos!! Aconselhamos observar quais cartões são os mais indicados para ligar para cada estado aqui no Brasil. Os “International Phone Cards” podem ser adquiridos facilmente em supermercados, lojas de conveniências e bancas de jornal na Austrália. E como fazer para ligar à cobrar? Para ligar à cobrar da Austrália para o Brasil, você deve discar 1800 881 550. Isso pode ser feito de qualquer aparelho, sendo que em telefones públicos, pode ser necessário colocar uma moeda ou inserir um cartão de chamada local para obter linha. Nesse telefone você será atendido por um operador brasileiro que fará a ligação. Lembrando que ligar a cobrar da Austrália para o Brasil sai bem mais caro do que usar um cartão internacional conforme está escrito mais a cima!! **Em inglês,“ligações a cobrar” se chamam “Collect Calls” . Utilizando o SKYPE! Outra forma barata de efetuar ligações da Austrália para o Brasil e vice versa, é utilizar o programa Skype, que é utilizado no computador, desde que tenham ambos um microfone acoplado e estejam conectados a internet. Se os computadores tiverem câmera, será ainda melhor pois poderão se ver durante a ligação! Atualmente, é possível adquirir celular tanto no Brasil como na Austrália que possui acesso ao Skype, o que torna essas ligações ainda mais cômodas e baratas.
6Como efetuar ligações para o Brasil durante as escalas da viagem?
Para ligar à cobrar de telefone público fora do Brasil, às vezes é necessário inserir alguma moeda ou cartão para conseguir linha. Depois disso, digitando os números abaixo você tem acesso ao Brasil Direto, por onde consegue ligar à cobrar pra casa e dar um alô! • Da Argentina, ligue para 0800 999 55 00 • Do Chile, ligue para 800 360 220 • Da Nova Zelândia, ligue para 000 955 • Da África do Sul, ligue para 0800 99 00 55 • De Dubai não é possível efetuar ligações à cobrar para o Brasil,então para efetuar ligações normais, ligue 00+55+(código da cidade)+(nº desejado)
7Ligações diretas do Brasil para a Austrália:
Para telefone fixo, disque: 00+(operadora)+61+(código da cidade)+ nº desejado Para telefone celular, disque: 00+(operadora)+61+ nº do celular desejado, SEM O ZERO INICIAL **Os números de celular da Austrália começam com “0” (zero), mas ao ligar, não é necessário discar esse zero inicial, nem mesmo código de cidade. Seguem os códigos das principais cidades australianas, caso deseje ligar para algum telefone fixo: Sydney: 2 Perth: 9 Melbourne: 3 Brisbane , Gold Coast e Cairns: 7 Adelaide:8